quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dom João VI Chega a Salvador

Fugindo de Napoleão ou apenas fazendo uso de uma saída estratégica, Dom João VI e a corte portuguesa (em média 15 mil pessoas em 14 navios) embarcam para o Brasil no dia 29 de novembro de 1807. Após uma tempestade, durante a viagem, a frota se separa, chegando assim em Salvador, no dia 22 de janeiro de 1808, apenas dois navios. Em um desses navios estava o príncipe regente de Portugal, Dom João VI. Os portugueses foram recebidos com surpresa, agitação e festa pelo povo Baiano. O príncipe regente, porém, ficou apenas 34 dias em Salvador, o que não impediu que Dom João tomasse medidas bastante importantes para a cidade.
Seis dias após a sua chegada, Dom João, tomou sua primeira decisão no Brasil, que foi importantíssima para a economia Brasileira: a abertura dos porto para as nações amigas. Essa medida foi o primeiro passo do Brasil rumo à independência. A partir dela, o Brasil passou a comercializar diretamente com os outros países, principalmente com a Inglaterra. Agora os produtos das colônias não precisavam mais passar por Portugal. Acabava, assim, o pacto colonial. Observa-se abaixo o decreto de Dom João VI, através de um trecho da carta régia:

"Primo: que sejam admissíveis nas Alfândegas do Brasil todos e quaisquer gêneros, fazendas e mercadorias transportadas, ou em navios estrangeiros das Potências, que se conservam em paz e harmonia com a minha leal Coroa, ou em navios dos meus vassalos, [...] Segundo: que não só os meus vassalos, mas também os sobreditos estrangeiros possam exportar para os Portos, que bem lhes parecer a benefício do comércio e agricultura, que tanto desejo promover, todos e quaisquer gêneros e produções coloniais, a exceção do pau-brasil, ou outros notoriamente estancados.[...]" 

O Príncipe Regente fundou também a 1ª Escola de Cirurgia da Bahia, localizada ao lado do Colégio dos jesuítas, que futuramente seria a 1ª faculdade de medicina da Bahia. Em conseqüência a abertura dos portos, Dom João autorizou a criação de diversas indústrias no estado, como indústrias de tabaco, de vidro de pólvora e entre outros.


Chegada da Família Real

Raíssa Cardeal

Nenhum comentário:

Postar um comentário