quarta-feira, 8 de junho de 2011

O Bloqueio Continental e A Fuga para o Brasil

Todos sabem que a família real portuguesa veio para o Brasil. Mas... Porque eles vieram?  Por alguns fatores. Um deles foi o Bloqueio Continental, imposto por Napoleão Bonaparte, imperador da França, no início do século XIX.

Napoleão dominava diversos países europeus, porém, o único exército que era capaz de resistir ao poder da França, era a poderosa marinha inglesa. Depois de muito pensar, Napoleão resolveu usar de uma tática nova. Já que não era possível vencer a Inglaterra por meio da guerra, ele ira enfraquecer a economia. Para isso, em 1806 decretou o Bloqueio Continental. Que era, nada mais e nada menos do que o fechamento dos portos de todos os países europeus ao comércio inglês.

       Mapa do Bloqueio Continental     
Até aqui, está tudo bem. Mas... O que Portugal tinha de especial? 

Nessa época, Portugal estava sendo governado pelo príncipe D. João, já que, a rainha Maria I, sofria de problemas mentais. D. João queria ficar neutro nesse conflito, já que não poderia atender ao pedido de Napoleão, de aderir ao Bloqueio Continental, por causa das grandes relações comerciais que Portugal tinha com o mercado inglês. Além disso, havia o risco da Inglaterra atacar o Brasil, que era colônia de Portugal.

Como Portugal foi contra o Bloqueio, em 1807, o exército francês, juntamente com o exército espanhol invadiram Portugal. Sem meios de resistir a essa invasão, D. João juntamente com a Corte portuguesa fugiram para o Brasil, com a proteção de uma esquadra naval inglesa.

     Embarque da Família Real Portuguesa.   

Chegaram ao Brasil em 22 de Janeiro de 1808

Rafael Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário