quarta-feira, 8 de junho de 2011

Mudanças no cotidiano carioca pós chegada da Família Real


Chegada no Rio de Janeiro
Com a chegada da corte no Brasil, o Rio de Janeiro se tornou sede do império Português, com isso a sociedade carioca sofreu um grande impacto.

Os hábitos e o estilo de vida dos brasileiros no rio eram muito diferentes antes da corte portuguesa chegar. A elite carioca tinha hábitos rotineiros como levantar às 9h, tomava café da manhã as 10h, trabalhavam até ás 15h, tomavam chá com a família e visitavam casa de amigos quando eram convidados.

Não eram acostumados com etiqueta, somente os homens usavam os talheres, mulheres e criança se serviam com os dedos e os escravos comiam ao mesmo tempo em qualquer lugar da casa, porém eles tinham o habito de cuidar da limpeza do próprio corpo não só a elite, mas sim cariocas de toda classe. 
A Mulher era totalmente isolada, vivia sempre em casa mesmo com a nobreza seguia as normas da província que só podia sair três vezes de casa, para batizar, casar, e para ser enterrada. Só tinha a companhia das escravas que ficava junto com elas sentada na frente da janela pronta para servi-las com isso as mulheres ficavam com o corpo deformado e atingiam a maturidade física aos 18 anos por falta de atividade física. A mulher carioca tinha a beleza física da mulher gorda, caseira, maternal.

Quase não existia vida social no Rio, pois não eram freqüentes as reuniões sociais, os jantares, bailes.
Assim que Carlota Joaquina chegou ao Brasil estava descontente e odiosa, achava o Rio uma cidade repugnante, e sempre falava ‘’ terra de macacos e negros’’.

A família real portuguesa cria uma vida social para Rio de janeiro mudando assim os hábitos de muitos cariocas. Desenvolvendo a etiqueta dos cariocas, mudando a rotina os hábitos as normas, a mulher e a elite.
Os portugueses não possuíam um habito que era o da higiene pessoal muito diferente dos brasileiros.

 A família real assumiu um habito que virou mania não só entre os cariocas, mas entre todos os brasileiros que foi o habito de freqüentar a praia e tomar banho de mar.
Também trouxeram a moda dos sapatos envernizados de couro, a cintura fina que era apertada pelo espartilhos, os cabelos longos  e com formatos pitorescos, a moda do xales de seda, lã, pelo de camelo e tricô além dos bordados de ouro e prata.
 
1813 foi construído o 1º teatro que continha 1.020 poltronas e 112 camarotes que mudou a rotina e vida social da elite carioca, as festas, os bailes as reuniões em casa particular ficou, mas freqüente por que tudo era motivo de comemoração para família real. 

Luana Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário